domingo, 4 de julho de 2010

Dias flat



Sexta-feira, dia 2 de julho, foi um tanto triste para a nação brasileira. Nossa Seleção perdeu e o sonho de sermos vitoriosos na Copa de 2010 não rolou.

Em meio a esse clima realizamos nossa reunião e a galera que freqüenta o Surfistas se fez presente.

Quem trouxe a palavra fui eu, Carlos Bezerra, e o louvor ficou por conta do Pinho Junior, violão e Natássia Maia no vocal. Um louvor que nos levou a uma suave sintonia com o Criador. Muito massa mesmo!

Por motivos técnicos, não tivemos registro de imagens da reunião. Porém, gostaria de postar hoje aqui um resumo da reflexão que rolou.

Desejo do fundo do meu coração que você, ao ler esta mensagem, possa ser edificado, assim como fomos, nesta noite tão massa!

Segue texto:


Eclesiastes 4:5-6

O tolo cruza os braços e destrói a própria vida.
Melhor é ter um punhado com tranqüilidade do que dois punhados à custa de muito esforço e de correr atrás do vento.



Nas últimas semanas, temos vivido aqui em Fortaleza dias em que o mar deu aquela baixada característica do meio do ano. Temos vivido dias flat e para quem surfa é horrível!

Olhamos pro mar, checamos na internet e dificilmente encontramos instigação pra dar uma caída. Desanimamos diante da situação.

É uma tendência natural do ser humano desanimar quando as coisas não estão como queremos. Perdemos o gás. Muitas vezes desistimos até do que estávamos buscando realizar ou ser.

Salomão convida a mim e a você a perceber que precisamos ter sabedoria para lidar com a vida e com suas contingências, suas dificuldades, suas frustrações.

Diante da competição da vida e das frustrações, não devemos desistir mas, também, não podemos ter a ambição de correr atrás de vendermos a nossa própria vida para sermos vitoriosos. Vender a própria vida, viver escravo de algo, como diz Salomão, é correr atrás do vento. E caminhar em direção ao vazio.

Muitas vezes, quando nos defrontamos com impasses, com dificuldades ou quando as coisas não ficam como queremos, nos decepcionamos, nos desanimamos e muitas vezes desistimos do que queremos.

Precisamos perceber que a vida não é um mar de rosas e que ela não existe para que as coisas aconteçam tudo certinho conosco. A vida possui contingências, situações que acontecem sem serem programadas.

A vida é contingencial.

Muitas vezes, temos a impressão de que ser cristão, ser um discípulo de Jesus, nos fará pessoas que não mais sofrerão, pessoas que vivem uma eterna felicidade e que, na vida, tudo tem que dar certo.

Isso é uma ilusão porque a própria bíblia diz que o sol nasce para todos e que Deus ama a todos, pois, ele amou o mundo de tal maneira que deu o seu único filho, Jesus, para que todo aquele que nele quer não morra mas tenha a vida eterna. (João 3.16)

Jesus nos convida a conhecer a verdade e diz que se a conhecermos ela nos libertará.

Ele não disse que se conhecermos a verdade nós iríamos ser felizes constantemente e que não teríamos mais problemas na vida.

Ele disse que ela nos libertaria e que ele era essa verdade. Ele diz: Eu sou o caminho a verdade e a vida.

A verdade não produz necessariamente felicidade.

A verdade produz lucidez para vivermos.

A verdade nos permite perceber o Criador das Ondas agindo na nossa vida.

Quando vivemos e executamos nossas atividades diárias onde temos a consciência que Deus se faz presente na nossa vida, estamos orando e, portanto, nos relacionando com Deus.

O Criador das Ondas quer se relacionar comigo e com você. Ele nos fez para isso, para construirmos um mundo melhor segundo os seus sonhos, seus projetos.

Ser cristão, ser um surfista cristão, não quer dizer que tudo é perfeito, que tudo é certinho na vida.

Jesus mesmo disse que no mundo nos teremos aflições, mas, que precisamos ter bom ânimo, pois, ele venceu o mundo.

Quando Jesus foi conduzido pelo Espírito para o deserto, o diabo lhe ofereceu uma vida segura, sem imprevistos.

Jesus sofreu três tentações que lhe ofereciam vida segura, sem imprevistos. Mas Jesus rechaçou porque eram mentiras. A vida que o diabo oferecia não existe.

Fugir da crueza da vida é uma tentação, pois, queremos que tudo seja certinho.

Precisamos perceber que a vida é feita de momentos de alegria, momentos de tristeza, momento felicidade, momentos de dor, momentos de situações maravilhosas, momentos de situações difíceis, momentos de grandes ondas e de grandes swells, momentos totalmente flat, sem onda nenhuma.

O conjunto desses momentos é que fazem a vida e o Criador das Ondas quer viver cada um desses momentos ao seu lado.

Ele quer lhe dar lucidez para que possa tirar sabedoria e aprendizado de cada situação. O Criador das Ondas quer nos ensinar a viver a vida abundante que Jesus nos prometeu.

Permita, perceba que viver diferente disso não nos leva a lugar nenhum.

Viver da nossa forma faz com que sintamos frustração quando as coisas não ficam como queremos.

Não quer dizer que ao lado do Criador das Ondas acharemos bom quando as coisas não rolam. Significa que temos a oportunidade de aprender com a frustração, aprender com o dia flat. Temos a oportunidade de aprender olhando para a Sabedoria do Criador.

Precisamos olhar de outra forma para nossa vida.

Precisamos perceber que mesmo os momentos aparentemente apáticos e frustrantes são momentos onde a presença de Deus pode nos ensinar muito.

Nossos corações acabam endurecendo quando não caminhamos com o Criador e esse endurecimento tira a oportunidade de percebermos o Criador diante de situações frustrantes, situações contingenciais.

Acreditamos que Deus só vai estar presente na igreja, no ambiente religioso ou no ambiente onde tudo é perfeito e dá certo.

Deus está em toda nossa vida, pois toda ela é sagrada.
Precisamos estar sensíveis ao que Deus tem a nos falar nos lugares mais simples do nosso dia a dia. Isso tem haver com nosso desejo verdadeiro de caminhar ao lado dele.

Tudo faz parte de um grande estilo de vida que é ser cristão, que é ser um discípulo de Jesus.

Boas Ondas,

Por: Carlos Bezerra

Um comentário:

  1. Lendo seu texto só lembro de uma amusica antiga de uma banda bem antiga chamada katsbarnéia:

    "se porventura vc se sente
    jogado pelas ondas agitadas
    deixe que o Mestre seja a quilha
    da sua prancha
    e surfe em paz"

    rsrsrsrsrsrs

    Muito legal a reflexão!

    ResponderExcluir