quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Almofala - base do projeto no Ceará


A praia de Almofala, a 190km de Fortaleza, é uma comunidade indígena, considerada como último reduto dos Tremembé no litoral oeste do Ceará. É uma praia cheia de lendas e tartarugas-verde (Chelonia mydas) - ou aruanãs, como são chamadas pelos indígenas -, que buscam suas águas para alimentação, desenvolvimento e descanso. A maioria desses animais pertence a populações de áreas de desovas distantes, como Suriname e Ilha de Ascension, na África. Mas todas as espécies de tartarugas marinhas ocorrem na costa cearense.


Para proteger os animais capturadas incidentalmente em currais de pesca, redes de espera para peixes e caçoeira para lagostas, o Tamar instalou, em 1992, sua base em Almofala, no município de Itarema, a única no Estado. A ação do Projeto envolve a população local, de aproximadamente 35 mil habitantes, distribuídos em sete localidades de dois municípios (de leste para oeste): Torrões, Almofala, Porto do Barco, Guajiru e Farol, em Itarema; Volta do Rio e Espraiado, em Acaraú. No total, a base monitora 40km de praias, além de locais de desembarque, venda de peixes e mercados públicos.


Essas comunidades vivem tradicionalmente da pesca artesanal, utilizando principalmente os currais, modalidade tradicional muito comum no litoral oeste do Ceará. De janeiro a julho, diariamente os pescadores vão em suas canoas até essas armadilhas, instaladas próximas à praia, para dali tirar o seu sustento. Antes do Tamar, todas as tartarugas marinhas aprisionadas acidentalmente eram mortas. Hoje, são devolvidas ao mar, pela equipe do Projeto, com a ajuda dos pescadores.


Acesso Projeto Tamar, 151 - CEP 62.592-000 - Telefax (88)3667-2020 - E-mail tamarce@tamar.org.br
Almofala - CE

Um comentário: